quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Meus amigos e colegas,
voces devem estar informados que o reitor da USP acaba de encher a universidade de policiais, carros e tropas de choque, em uma operação cuja intenção política é bem maior do que a mera integração de posse da sede da reitoria; estou apelando a voces para tirarmos uma nota conjunta de protesto contra essa política da reitoria/Alckmin; envio em anexo uma nota que podemos assinar juntos ou, ao menos, fica como sugestão para notas distintas e específicas que cada um de nós poderá tirar, na tentativa de não deixarmos sem resposta e sem solidariedade, aos estudantes que neste momento estão sendo os novos presos políticos e que serão processados e punidos por razões puramente políticas, ditatoriais;
abraço fraterno a todos, Gilson Dantas
ps-A nota - conjunta ou apenas pessoal - pode ser dirigida ao e-mail forapmdausp@gmail.com ou ao usp.ocupa@gmail.com, por exemplo; e também a outras entidades que estão direta ou indiretamente vinculadas à luta;
À opinião pública, aos estudantes e trabalhadores da USP

Nesta manhã de oito de novembro de 2011, a Universidade de São Paulo amanheceu mais parecida com o Iraque sob ocupação que com uma universidade. Efetivos das principais forças especiais da polícia, como o GAT, GOE, além da tropa de choque, ocuparam diversas unidades de ensino. O CRUSP foi invadido brutalmente e com bombas de gás pelas tropas de choque. Estão impedindo estudantes, trabalhadores e professores de circularem pelos prédios. Ônibus da tropa de choque estão a postos de forma – como foi na ditadura militar – a retirar estudantes presos.

Estamos diante de algo muito maior do que uma mera ação para efetivar a reintegração de posse da reitoria; esse verdadeiro operativo de guerra montado a mando de João Grandino Rodas vai contra toda a comunidade universitária. Nunca se tratou de prover “segurança” aos membros da comunidade universitária. A intransigência do reitor Grandino Rodas está se demonstrando hoje da maneira mais contundente ao militarizar a universidade, reprimir os estudantes, e chamar a invasão policial. Ele apenas continua sua política de perseguir estudantes e trabalhadores.

Com esta ação, a reitoria intransigentemente rompe os processos de negociação, que seguiriam durante esta quarta-feira. Chamamos a todos os estudantes, trabalhadores, organizações sindicais, de direitos humanos, de esquerda a prestarem solidariedade aos estudantes reprimidos. E a denunciarem a política militarista do governador Alckmin e do reitor Rodas.

Clamamos a todos os lutadores da democracia que se pronunciem contra a transformação da USP em uma praça de guerra e pela imediata liberdade aos presos políticos!

8/11/2011
Gilson Dantas,
doutor em sociologia pela UnB

Nenhum comentário:

Postar um comentário